quinta-feira, 2 de julho de 2020

Precisamos falar sobre K-POP




É necessário falar sobre K-POP! Gosto sempre de assistir algo durante as refeições e num daqueles momentos que eu não sei o que escolher, decidi entrar no Youtube e ir nos vídeos em alta (onde ficam os vídeos mais vistos). Sempre que entro nessa menu tem muitos vídeos toscos sobre games, amoeba e não pode faltar uma banda K-pop aleatória por lá. Foi então que decidi dar uma chance e assistir um clipe desses, da banda BlackPink. Maaaaaano, o que foi isso??? Como designer e ilustrador, o mundo imagético alimenta meu cérebro uma forma bem peculiar, mas assistindo essa galera foi uma pane no sistema.

Além do som ser agradável, os enquadramentos, cenários, coreografias perfeitamente iguais e em harmonia com o som, cores em combinações incríveis, elementos e texturas combinadas de uma forma exata, tudo alí gera uma hipnose muito louca. A frequência da edição dos vídeos deixa você grudado no fluxo insano de detalhes e não te deixa desviar o olhar, é insano! Não sei traduzir de outra forma, mas pra mim digo que foi um “orgasmo visual”, na boa! Descrever cada clipe desse geraria bons TCCs sobre cenografia, design, artes plásticas entre outros.

Minha visão preconceituosa via essas bandas de K-pop como uma infinidade de boyband por aí. Mas é outro nível. Cada clipe é um show a parte, uma imersão, sem exagero. Comecei a ver um clipe desses durante o almoço e essa hipnose me prendeu a pelo menos uns 7 clipes seguidos alternados entre BlackPik e BTS.  Sinceramente eu não baixaria o álbum ou teria em alguma playlist minha, mas os clipes dessas bandas... é uma atmosfera paralela. Penso que não compraria um CD, mas se tivesse a oportunidade de ver um show, talvez eu iria. A produção do show dessas bandas também é fora da realidade.

Tenho muitas críticas ao mercado do K-pop quanto à "criação" desses profissionais, onde muitos chegam a ter 4 a 5 horas de sono, alimentação precária, sessões de treinos, ensaios e aulas exaustivas. Isso sem contar os contratos de longuíssima duração (visando o retorno do investimento feito neles) e a imposição estética, que faz muitos desses jovens passar pela faca desde cedo, tudo pra se encaixarem nos formatos exigidos por esse mercado. As agências que "criam" e investem nesses profissionais ficam com quase 100% do lucro, pagando a eles salários fixos incompatíveis com o mundo da música. Há controle sobre seus corpos, sua vida social e outros abusos assustadores. É uma cultura do sacrifício...

Não tem como não concluir que consumir esse conteúdo gera uma grande contradição, eu sei. Queria achar um meio termo nisso. Acredito que quem tem o poder de influência sobre mudanças dessa indústria são os fãs, que já mostraram ter muita força por todo o mundo, já que acho difícil a própria indústria se humanizar sozinha. Se você é fã, vai a Shows, compra produtos de sua banda, exija mudanças. Se é mesmo fã do espetáculo que é esse mundo, é necessário valorizar a vidas das pessoas que fazem ele acontecer no palco.

Assista no youtube : " BLACKPINK - 'How You Like That' M/V ", "BLACKPINK - ‘뚜두뚜두 (DDU-DU DDU-DU)’ M/V" e verá a gotinha desse oceano do K-POP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário